'Um Músico, Um Mecenas 2016' - 4.º Concerto
Museu da Música
Lisboa
Sábado
30 de Julho de 2016
18h00
O 4.º concerto da edição 2016 do ciclo “Um Músico, Um Mecenas” terá como pano de fundo a música ibérica do século XVIII, apresentada por José Carlos Araújo com recurso aos clavicórdios setecentistas da coleção do Museu Nacional da Música. A entrada é livre.
JOSÉ CARLOS ARAÚJO estudou cravo, órgão, baixo contínuo e interpretação de música antiga no Conservatório Nacional, nas classes de Cândida Matos e Rui Paiva, tendo procurado aprofundar a sua formação em numerosos seminários da especialidade, que lhe permitiram beneficiar dos contactos com personalidades como Cremilde Rosado Fernandes, Gustav Leonhardt, Jacques Ogg, Rinaldo Alessandrini, José Luis Uriol, Ketil Haugsand, Miklós Spániy, Roël Dieltiens ou Maurice Steger. Recebeu em 2004 o Primeiro Prémio e o Prémio do Público do Concurso Carlos Seixas, atribuído pela Escola Superior de Música de Lisboa e pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em celebração do tricentenário do compositor.
Apresenta-se regularmente em recitais em instrumentos históricos de tecla, com programas que procuram privilegiar a música de autores ibéricos dos séculos XVI a XVIII. Na Academia das Ciências de Lisboa apresentou os concertos inaugurais, após os restauros, de dois pianos históricos da coleção do Conservatório Nacional. Também resultado de uma colaboração com o Museu Nacional da Música iniciada em 2011, tem dado a ouvir em público o cravo Antunes de 1758 (Tesouro Nacional), a que dedicou diversas gravações discográficas. No mesmo contexto, teve a seu cargo o concerto comemorativo dos 250 anos da construção do pianoforte de Henrique van Casteel (1763), de que realizou a única gravação completa em CD.
Colaborou com o Teatro da Cornucópia na produção de A Tempestade de William Shakespeare, sob a direção de Luís Miguel Cintra. Gravou para a RTP e para a RDP (Antena 2) e em 2008 a RTP2 dedicou um documentário à sua atividade artística. Colaborou com a artista plástica Teresa Gonçalves Lobo no projecto Cem Anos da República.
Em 2015 iniciou a colaboração com a orquestra barroca Divino Sospiro no programa Contar uma Serenata, no Palácio Nacional de Queluz.
Licenciado pela Faculdade de Letras de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica, foi distinguido como aluno com as mais elevadas classificações desta instituição em 2007. Investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, colaborou com o projecto Lexikon para a elaboração de um dicionário de grego clássico, na redação de um novo Dicionário de Literatura Latina e tem-se dedicado à tradução de autores da Antiguidade como Plínio (Epistulae), Diógenes Laércio (Vitae Philosophorum) e, em parceria, Lucano (Pharsalia) e Valério Máximo (Facta et Dicta Memorabilia). Publicou estudos sobre Filologia Clássica e apresentou comunicações a congressos de Estudos Clássicos e Comparatistas. Colabora regularmente em Euphrosyne – Revista de Filologia Clássica.
Inaugurou em 2012 a coleção discográfica melographia portugueza, editada pelo mpmp – movimento patrimonial pela música portuguesa, com os primeiros CDs da gravação integral da obra para tecla de Carlos Seixas, de que se prevêem 14 volumes. Este projeto, apoiado pela Direção-Geral das Artes e realizado pela primeira vez, inclui ainda a apresentação pública de todas as sonatas do compositor e conta com gravações de importantes instrumentos históricos portugueses. Tem ainda colaborado na direção e assistência musical de diversas edições discográficas. Integra a comissão de redação da revista Glosas, publicação dedicada ao património musical português e de cultura lusófona, de que é atualmente co-director.
«UM MÚSICO, UM MECENAS»
"Um Músico, Um Mecenas” é um ciclo de concertos de entrada livre organizado pelo Museu Nacional da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa.
Os concertos deste ciclo são autênticas viagens a este espólio, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais, que dão a conhecer os instrumentos através de concertos comentados e de uma contextualização histórica estendida, muitas vezes, ao repertório escolhido.
A interpretação, a necessária manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são fatores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu Nacional da Música e os Mecenas do ciclo (músicos, construtores / restauradores e outros parceiros).
«UM MÚSICO, UM MECENAS 2016»
5 Novembro
Guitarra portuguesa de Kim Grácio (c. 1960)
Luísa Amaro
Carlos Paredes
19 Novembro
Violoncelo Lockey Hill de Guilhermina Suggia (c. 1800) e piano Bechstein de Luiz de Freitas Branco (1920)
Fernando Costa e Luís Costa
Luís de Freitas Branco, Luís Costa e Fernando Lopes-Graça
10 Dezembro
Violino Sanhudo (1867) e piano Bechstein (1925)
Daniel Bolito e Duarte Pereira Martins
Sonatas de Beethoven, Brahms e Prokofiev
IN: ww.museunacionaldamusica.pt