Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

TERTÚLIAS DE OUTONO NO CASTELO - Novembro

 

FALA-ME EM PORTUGUÊS
Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa
NOV | Domingos | 16h00
INSCRIÇÃO PRÉVIA (Gratuito mediante inscrição)
info@castelodesaojorge.pt | 218 800 620
Programa comissariado pela Dr.ª Gabriela Carvalho

No ano das comemorações dos oitocentos anos da Língua Portuguesa, as Tertúlias de Outono do Castelo de S. Jorge, associando-se a este tema, organizam as tertúlias com um leque alargado de convidados que utilizam a língua portuguesa não só como instrumento de comunicação como também de vida. E porque a língua é um património de todos, para que a cuidemos conservando-a, tornando-a cada vez mais um símbolo da nossa identidade, “fala-me em português”.

 

2 de Novembro

SENTIMENTOS DIFERENTES EM TERRITÓRIOS DIFERENTES

Lourenço Almada, Isabella Barreto e John Rosa Baker
A língua portuguesa assume-se como uma língua intercontinental e pluriétnica espalhada por diferentes territórios, povos e histórias. As influências geográficas tornam-se, assim, fundamentais no desenvolvimento e na riqueza do português. Quatro territórios, quatro expressões de língua portuguesa, como entendê-las?

 

16 de Novembro

O MAR E A TERRA NA PALAVRA

Graça Joaquim
Adágios, provérbios ou rifões são para o povo a forma concisa de explicar o tempo, as colheitas, o estado do mar, as relações pessoais, os retratos sociais, as relações económicas: numa só frase concentram anos de experiência e de sabedoria antiga, preveem para o futuro aquilo que o passado experienciou e revelam-se como um património ímpar na contribuição para a riqueza da língua.

 

30 de Novembro

O HUMOR DA PALAVRA

Nilton
A palavra usada com humor permite uma crítica benévola e expressa uma visão aguda dos factos que vai para lá do senso comum. O uso da palavra certa na altura certa são característicos do prazer íntimo do “não deixar nada por dizer” que a atitude inteligente de olhar a vida com humor permite.

 

IN: www.castelodesaojorge.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.