Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Tatiana Macedo | Esgotaram-se os Nomes para as Tempestades

Tatiana Macedo (Lisboa, 1981) tem vindo a desenvolver um trabalho que, na utilização do filme, da fotografia e do som, reconfigura lugares, reflete sobre as condições culturais e afetivas dos seus protagonistas e pensa o espaço e a arquitetura em imagens.

Esgotaram-se os Nomes para as Tempestades é o projeto que a artista concebeu especificamente para a Culturgest Porto: um filme instalado em quatro ecrãs, protagonizado por Nuno Lopes e localizado num futuro próximo. Filmado na Confeitaria Cunha, no Porto, utiliza a notável arquitetura do espaço (de Vítor Palla e Bento d'Almeida) como lugar de memórias de um tempo votado a uma ideia de futuro entretanto gorada. O uso da figura do Doppelgänger, consubstanciada no diálogo que o ator tem consigo mesmo – ou o seu duplo – pontua a obra, ritmando-a pela palavra.

A materialidade do tempo, buscada nos detalhes do espaço e do seu uso, bem como na cuidada iluminação, possibilita a melancolia do cinema expandido de Tatiana Macedo, que se expressa também na polissemia do monólogo, na migração das imagens que rodeiam o espectador e nas referências cinematograficas que são convocadas.

 

EXPOSIÇÃO – DE 17 FEVEREIRO A 20 MAIO 2018
Culturgest Porto · Entrada gratuita

Curadoria Delfim Sardo

 

Colaboração de:

Confeitaria Cunha

 

Culturgest Porto

De segunda-feira a sábado, das 12h30 às 18h (última admissão às 17h30)

Galeria do Edifício da CGD, Avenida dos Aliados 104, Porto