Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Pavilhão do Conhecimento - Robôs, Cuidados de Saúde e Bioética em debate no próximo Dia C

Amanhã dia 25 de Novembro, sexta-feira, às 19.30, a ligação entre os Robôs, os Cuidados de Saúde e a Bioética vão estar em debate no Pavilhão do Conhecimento, na 8.ª edição do Dia C. Este mês a iniciativa integra a programação da Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre em todo o país de 21 a 27 de Novembro.

São oradores convidados João Sequeira (Instituto de Sistemas e Robótica/LARSysS) e Porfírio Silva (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica/LARSysS).

Os robôs são cada vez mais procurados para prestar cuidados de saúde a idosos ou a pessoas com outras limitações físicas. Esta procura parece justificar-se pelo aumento exponencial da população idosa e uma correspondente diminuição da população jovem activa, pela explosão dos custos de cuidados de saúde, e pelos avanços consistentes na robótica e da inteligência artificial.

Argumenta quem os procura que os robôs assistentes podem garantir a independência dos recipientes de cuidado e promove o envelhecimento ou convalescença num ambiente familiar, ao mesmo tempo que se reduz o esforço e o custo associados aos sistemas de saúde e famílias.

Outras vozes, no entanto, argumentam que a utilização de robôs de serviço contribuem apenas para um maior conforto dos prestadores de cuidados, com importantes consequências ao nível do isolamento social, depressão e perda de dignidade ou liberdade pessoal dos pacientes ou idosos afectados.

Que desafios éticos e morais devem ser considerados no desenvolvimento destas interacções entre humanos e robôs? Junte-se ao debate com os especialistas.

 

A entrada na conferência é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.

O Dia C tem como media partner o jornal Público.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.