Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Os melhores concertos grátis da passagem de ano

Há atuações por todo o País. Rui Veloso e Agir tocam no Terreiro do Paço, em Lisboa, e o Porto recebe concertos de duas bandas da cidade.

 

Passagem de ano é sinónimo de grande festa, seja para quem planeia com meses de antecedência a sua épica saída à noite, aqueles que deixam tudo para a última hora e no dia antes estão a perguntar aos amigos o que vão fazer, ou os que apenas ficam na janela a bater com os tachos e panelas e a fazer barulho.

 

Para todos estes tipos de pessoas, há concertos grátis espalhados pelo País, muitos deles acompanhados do tradicional fogo de artifício. Em Lisboa, é Rui Veloso que vai fazer a habitual festa no Terreiro do Paço, com temas clássicos como “Chico Fininho” ou “Paixão”. Depois da meia-noite, é Agir que toca no mesmo palco.

 

No Porto, são duas bandas da cidade que tocam na Avenida dos Aliados: Os Azeitonas, que se apresentam pela última vez ao vivo com Miguel Araújo, que era até agora guitarrista, compositor e vocalista da banda, além dos Blind Zero, que vão apresentar os principais temas da sua carreira.

 

Caminha: Marta Ren & The Groovelvets (23h30)

Em Caminha, a Passagem de Ano faz-se ao som da soul e do R&B de Marta Ren, que, com os seus Groovelvets, vai apresentar os temas do novo disco, “Stop Look Listen”, a partir das 23h30.

 

Braga: Tito Paris e Karetus (22 horas)

Em Braga, é o cantor cabo-verdiano Tito Paris que faz a primeira atuação da noite de Ano Novo, na Avenida Central, às 22 horas. O músico de 53 anos não edita um álbum de originais desde 2002, quando lançou “Guilhermina”. Mas tem sucessos como “Dança Ma Mi Criola”, “Ña Pretinha”, “Otilia Otilio” ou “Nha Sina”.

A outra atuação da noite é da dupla portuguesa de DJ Karetus, que editou em 2015 o álbum “Piñata”.

 

Vila do Conde: OqueStrada (22h30)

Em Vila do Conde, são os OqueStrada que fazem a despedida de 2016 — a partir das 22h30 — depois de terem atuado em Viena, na Áustria. "AtlanticBeat mad'in Portugal" é o último álbum do grupo, lançado em 2014. Alguns dos seus temas mais conhecidos são "Oxalá te Veja" ou "Se Esta Rua Fosse Minha".

 

Porto: Blind Zero e Os Azeitonas (22h30)

A Avenida dos Aliados, no Porto, recebe concertos de duas bandas da cidade. Os Azeitonas fazem a última atuação com Miguel Araújo, que era até agora guitarrista, compositor e vocalista do grupo e que anunciou em outubro que ia sair, por questões de incompatibilidade de agenda.

Os outros a atuar são os Blind Zero, a banda de Miguel Guedes que vai apresentar temas como "Slow Time Love", "Shine On" ou "Drive".

 

Espinho: Diogo Piçarra (23 horas)

Na Praia da Baía, em Espinho, é Diogo Piçarra que vai atuar na Passagem de Ano. O cantor — que até já foi estagiário na NiT — tem temas para apresentar como "Dialeto", "90" ou "Tu e Eu". A seguir da meia-noite, é DJ Scott que passa música na praia.

 

Coimbra: GNR (23h30)

"Dunas", "Mais Vale Nunca" ou "Sangue Oculto". São alguns dos singles dos GNR, grupo de Rui Reininho, que não vão faltar no concerto da Passagem do Ano no Largo da Portagem, em Coimbra, a partir das 23h30.

 

Guarda: Amor Electro (22 horas)

O grupo de Marisa Liz vai apresentar os maiores temas da sua discografia: “A Máquina”, “Juntos Somos Mais Fortes” ou “Rosa Sangue”, entre outros, do percurso que começaram há seis anos. Os Amor Electro tocam às 22 horas, num concerto grátis que acontece na Praça Luís de Camões.

 

Mira: Richie Campbell (00h30)

O cantor de reggae Richie Campbell dá um concerto na festa de Ano Novo na Praia de Mira. O músico editou o ano passado o álbum "In the 876", de onde saiu o single "Do You No Wrong", um sucesso que tem quase nove milhões de visualizações no YouTube.

Além de Richie Campbell, atuam os DJ Rich, António Mendes e Raul Lemos.

 

Lisboa: Rui Veloso, Agir e HMB (22 horas)

A partir das 22 horas, há festa em Lisboa: Rui Veloso vai tocar temas como "Chico Fininho", "Porto Sentido" ou "Não Há Estrelas no Céu", no Terreiro do Paço. Depois, é Agir que atua no palco da Praça do Comércio, que também vai receber o habitual espetáculo de fogo de artifício.

Noutra zona da cidade, no Casino Lisboa, são os HMB que dão um concerto grátis, depois da meia-noite. A banda portuguesa de soul e R&B tem singles como "Não Me Deixes Partir", "Peito" ou "O Amor é Assim", com a participação da fadista Carminho.

 

Almada: Carlão (23 horas)

Pouca gente representa tanto Almada como Carlão, o rapper ex-membro dos Da Weasel que se lançou a solo em 2015. É ele o responsável pela festa na sua cidade onde vai interpretar temas do álbum “Quarenta” e do EP que editou este ano, “Na Batalha”. “Hardcore”, “A Minha Cena” ou “Os Tais” não vão faltar na atuação que começa às 23 horas no Largo de Cacilhas.

 

Beja: Ana Moura (22h30)

Ana Moura dá um concerto grátis na Praça da República, em Beja, a partir das 22h30. A fadista que passou grande parte de 2016 em digressões internacionais vai tocar temas como "Desfado", "Dia de Folga" ou "Tens os Olhos de Deus".

 

Lagos: Xutos & Pontapés (22h30)

A banda de Tim, Zé Pedro, Cabeleira, Kalú e Gui tem sempre a agenda cheia na Passagem de Ano. Nas últimas horas de 2016, vão estar a tocar em Lagos, no Algarve, na Praça do Infante, até chegar a meia-noite e, com ela, o fogo de artifício e o novo ano.

Ao contrário do último disco que editaram, "Se Me Amas", que é acústico, os Xutos & Pontapés vão estar em força total para apresentarem os sucessos que todos conhecemos: "Contentores", "Ai Se Ele Cai", "Homem do Leme" ou "A Minha Casinha", entre tantos outros. A atuação começa às 22h30.

 

Albufeira: Aurea e D.A.M.A. (22h30)

Em Albufeira, no Algarve, quem faz a habitual festa na Praia dos Pescadores são os D.A.M.A. e Aurea, em dois concertos de entrada livre. A cantora de R&B e soul lançou este ano o álbum "Restart", com singles como "Blind Woman", "I Didn't Mean It" ou "Killer". Os D.A.M.A. tocam a seguir à meia-noite e vão tocar os temas que os tornaram um fenómeno de popularidade: de "Era Eu" a "Tempo pra Quê", passando por "Agora é Tarde" ou "Não Dá".

 

IN: www.nit.pt