Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Open House Lisboa | 10–11 Outubro 2015

O EVENTO

Nos dias 10 e 11 de Outubro, o Open House regressa a Lisboa para a sua quarta edição trazendo mais um fim-de-semana de arquitectura de portas abertas. São 70 espaços em sete zonas da cidade onde o público é convidado a descobrir de forma totalmente gratuita um novo roteiro que percorre mais de 500 anos de arquitectura da capital portuguesa.

De escolas a palácios, passando por casas privadas e museus, a pluralidade do programa abrange desde os clássicos da arquitectura até projectos de raiz, incluindo reabilitações. São apresentados espaços de diferentes usos e estilos, como o Barroco e o Modernismo, sendo uma oportunidade de explorar espaços únicos e que nem sempre são acessíveis.

Os percursos urbanos completam o roteiro que engloba tanto obras de nomes consagrados como de autores emergentes, proporcionando a todos uma nova forma de entender e vivenciar a cidade. É uma experiência única que promove a aproximação entre o cidadão e os profissionais da arquitectura através de visitas comentadas por especialistas ou pelos próprios autores dos projectos, bem como visitas orientadas pelos nossos voluntários entusiastas.

Uma primeira selecção de espaços do roteiro de 2015 foi divulgada a 25 de Setembro e a 3 de Outubro, estarão no ar os 70 espaços desta edição.

O Open House é uma iniciativa internacional que todos os anos celebra a arquitectura com um fim-de-semana de visitas gratuitas. Criado em 1992 e presente em mais de 30 cidades pelo mundo, o evento visa estimular no grande público a consciência da importância da arquitectura no nosso quotidiano.

Por iniciativa da Trienal, o Open House estreia em Lisboa em 2012 obtendo uma média de 14.579 visitas por edição. Em 2015, estende-se à cidade do Porto sob curadoria do arquitecto Pedro Bandeira, totalizando 11.000 visitas na sua primeira edição.

Em Lisboa, a arquitectura vai estar de portas abertas: entre e faça parte desta experiência!

 

ORGANIZAÇÃO

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitectura. As edições que a cada três anos realizam um grande fórum de debate, reflexão e divulgação, são complementadas com uma actividade regular que inclui exposições, conferências e workshops, entre outros eventos.

Em co-produção com o Centro Cultural de Belém, realiza o ciclo Distância Crítica que apresenta 5 conferências de grandes nomes da arquitectura como Jacques Herzog (Herzog & De Meuron), Smiljan Radić, Kazuyo Sejima, entre outros.

Todos os anos promove o Open House Lisboa, que acontece na segunda semana de Outubro. Com sede no Campo de Santa Clara, tem desenvolvido a reabilitação do Palácio Sinel de Cordes que integra um pólo criativo com 7 residentes a par de uma programação de referência a nível nacional.

 

COMO FUNCIONA

Durante o fim-de-semana do Open House Lisboa todos os espaços do roteiro são de acesso gratuito.

A maioria das visitas é feita por ordem de chegada, não exigindo reserva antecipada, com vista a facilitar a fluidez das entradas e permitir que um maior número de pessoas tenha acesso aos locais.

Cada espaço possui um horário de visita determinado e que pode ser consultado aqui, no guia ou no mapa que são distribuídos nos locais do roteiro.

Existem três tipos de visita:

Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Lisboa;

Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projecto de arquitectura ou por um especialista convidado.

Para cada edição, contamos com os entusiastas das artes e do património para formar uma equipa de voluntários que acolhe os visitantes, dá informações e acompanha as visitas.

Aconselhamos os nossos visitantes a usar calçado confortável e a manterem-se hidratados, bem como a utilização dos transportes públicos na deslocação entre os locais do roteiro.

É permitido o uso de máquinas fotográficas, salvo em situações pontuais que serão devidamente assinaladas no programa.

 

IN: http://2015.openhouselisboa.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.