Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Natal em Lisboa 2015

5 a 19 dezembro
Vários locais e horários.

Entrada livre, sujeita à lotação de cada espaço.
Nos dias 11, 13 e 17 é necessário levantamento prévio de bilhete.

 

De 5 a 19 de dezem­bro, a EGEAC volta a unir a música ao patri­mó­nio da cidade, com um pro­grama de con­cer­tos de Natal em igre­jas, no Cinema São Jorge e no São Luiz Teatro Municipal.

Com o mês de dezem­bro chega o tão aguar­dado Natal em Lisboa, orga­ni­zado pela EGEAC. A música é o con­vite para des­co­brir a riqueza do patri­mó­nio ecle­siás­tico da cidade, num ciclo de dez con­cer­tos de Natal em sete igre­jas, às quais se jun­tam dois espa­ços cul­tu­rais da EGEAC, o São Luiz Teatro Municipal e o Cinema São Jorge.

Os agru­pa­men­tos que inte­gram este Natal em Lisboa são O Coro do Tejo, Capella Coronensis, Orquestra de Câmara Portuguesa, Concertus Antiquus, Os Músicos do Tejo, Orquestra Académica Metropolitana, Coro da Universidade Nova de Lisboa, Escola de Música do Conservatório Nacional, Coro Musaico, Ensemble Peregrinação, Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional e os artis­tas Carolina Deslandes, Dino D’ Santiago e Maria Emília Reis.

São mais de 400 músi­cos que inter­pre­ta­rão um repor­tó­rio musi­cal vasto e vari­ado, essen­ci­al­mente sacro, de ins­pi­ra­ção reli­gi­osa, mas tam­bém bar­roco ou clás­sico, desde as can­ções tra­di­ci­o­nais de Natal  até aos gran­des mes­tres como Mozart, Bach e Vivaldi.

O Natal em Lisboa 2015 inicia-se no sábado, dia 5, com O Coro do Tejo, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos). No dia seguinte, em par­ce­ria com o Instituto Cultural Romeno, o grupo Capella Coronensis cele­bra o Dia de São Nicolau, na Igreja de São Nicolau.

No fim de semana seguinte, no dia 11, a Orquestra de Câmara Portuguesa apresenta-se na Igreja de São Roque. No sábado, a Igreja de São Cristóvão recebe os Concertus Antiquus. No domingo serão apre­sen­ta­dos dois con­cer­tos: Os Músicos do Tejo e o Coro da Escola Superior de Música na Igreja da Graça, e a Orquestra Académica Metropolitana e o Coro da Universidade Nova de Lisboa no São Luiz Teatro Municipal, numa home­na­gem a Mozart.

Na quinta-feira, dia 17, as várias for­ma­ções da Escola de Música do Conservatório Nacional apresentam-se no Cinema São Jorge ao final da tarde e à noite. O Coro Musaico, o Ensemble Peregrinação e a Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional inter­pre­tam a “Missa de João Domingos Bomtempo” na Igreja de São Vicente de Fora, na sexta-feira.

A encer­rar o pro­grama, dia 19, a Igreja de São Domingos vai rece­ber três jovens can­to­res de géne­ros musi­cais dis­tin­tos – Carolina Deslandes, Dino D’ Santiago e Maria Emília Reis – que vão dar voz a um ali­nha­mento que inclui temas de Natal, mas tam­bém can­ções de artis­tas como Louis Armstrong e Sara Tavares.

Todos os con­cer­tos são de entrada livre, mas sujeita à lota­ção de cada espaço e, em alguns casos, ao levan­ta­mento pré­vio de bilhete.

 

Consulte aqui o pro­grama completo. 

 

IN: www.egeac.pt