Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Mesa Redonda - Performigrations

Museu da Música

Quarta-Feira

9 de Março de 2016

18h

 

“Música e Cultura Expressiva no âmbito da Experiência Migratória: Circulação, Criatividade, Agentividade” é o tema da mesa redonda que encerra a presença do projeto “Performigrations” no Museu Nacional da Música. Contando com a participação de estudiosos proeminentes no campo da música e migração em Portugal, esta mesa redonda explora estes e outros assuntos no âmbito do estudo da música e da mobilidade das pessoas. Organização: Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Dança (INET-md). Entrada livre.

 

As práticas da cultura expressiva, tais como a música, são centrais na vida de grupos e comunidades migrantes enquanto formações sociais. Em contextos de deslocamento resultantes da migração, as práticas musicais são mecanismos poderosos na manutenção e afirmação de identidades no contexto desconhecido da sociedade acolhedora. Frequentemente, os migrantes recorrem à música e a outros modos de cultura expressiva para afirmar a sua identidade cultural e para articular uma ideia simbólica e/ou material de comunidade. Por outro lado, as tradições musicais constituem para as comunidades diaspóricas ou as diásporas uma ligação imediata com o que entendem como “deixado para trás.” As práticas musicais ligam não apenas lugares e localidades distantes, como também juntam passado e presente. Além disso, longe de “casa”, sujeitos e grupos diaspóricos frequentemente recorrem à música para fazerem sentido do novo contexto na sociedade que os recebe, o que muitas vezes envolve a criação de novos espaços sociais que juntam comunidades migrantes e sustentam um sentido coletivo de identidade.

 

 

- PERFORMIGRATIONS -

 

Performigrations” é um projeto internacional que explora a intersecção entre a performance cultural pública, a arte colaborativa e a investigação académica em torno das mobilidades. Propõe-se uma nova conceção dos "territórios", que enfatize as práticas performativas das pessoas que neles se movem.

 

Com início em Abril de 2014, o projeto “Performigrations” prolonga-se até Março de 2016, incluindo a organização de oito eventos culturais e exposições colaborativas de arte, envolvendo diversas instituições e públicos na Europa (Bolonha, Klagenfurt, Atenas, Lisboa e Valeta) e Canadá (Montreal, Vancouver e Toronto).

 

A organização em Portugal está centrada no Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Dança (INET-md) e Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), tendo como parceiro o Museu Nacional da Música. Estas instituições colaboram com a perspetiva de trazer a Lisboa uma série de artistas internacionais para tocar com músicos locais e encher o ar de Lisboa com sons do mundo.

 

No âmbito deste projeto, o Museu acolhe ainda, além desta mesa redonda, um concerto do Dominic Mancuso Group e um conjunto de projetos artísticos com uma seleção de artistas envolvidos em intervenções móveis de caráter colaborativo.

 

 

- PARCEIROS -


FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA -

 

A FCSH-UNL é uma das instituições que lideram a formação doutoral em Portugal. Todos os programas doutorais que oferece foram redesenhados de acordo com as diretrizes de Bolonha, criando um conjunto diversificado de opções. A FCSH-UNL é pioneira no que se refere à interdisciplinaridade e à disseminação da investigação através de ações culturais. Desde a sua criação, a articulação entre os diferentes domínios das ciências sociais e das humanidades tem sido a tónica dominante na sua missão. É reconhecida pela sua colaboração produtiva entre historiadores, sociólogos, antropólogos, etnomusicólogos, geógrafos, filósofos e especialistas na área da comunicação – todos domínios incluídas no projeto Performigrations. Esta colaboração bem-sucedida encontra-se plasmada numa rede sólida de unidades de I&D.

 


INET-MD INSTITUTO DE ETNOMUSICOLOGIA CENTRO DE ESTUDOS EM MÚSICA E DANÇA -

 

O INET-md é uma unidade de investigação interdisciplinar, com sede na FCSH-UNL e três polos no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro (DeCA-UA), na Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa (FMH-UL) e na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto, do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP).

 

O INET-md desenvolve investigação multidisciplinar, criação e performance nos domínios da música e da dança. O Instituto oferece também programas doutorais e de pós-graduação. Os seus investigadores desenvolvem ações científicas e culturais destinadas aos especialistas e ao público em geral, algumas em colaboração com diversas comunidades e instituições de âmbito local, nacional e internacional.  Desde a sua fundação em 1995, a música e a migração tem sido um dos temas de investigação desenvolvidos por investigadores do INET-md.

 

O INET-md, sedeado na FCSH-UNL, contribuiu para a conceção da Instalação Artística do Performigrations e com conhecimento sobre música e migração.  

 

Colaborou igualmente,  em parceria com o Museu Nacional de Música, na organização e  divulgação de eventos culturais, focando a música e migração, destacando artistas de Portugal e do Canadá.  Serviu igualmente no Comité Científico do projeto e apoiou a angariação de apoios e a promoção de eventos aos níveis local e internacional. O INET-md contribuiu ainda para as atividades de comunicação e promoção em Portugal, através da organização de seminários.

 

IN: www.museudamusica.pt