Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Memórias da Era de Ouro - As porcelanas chinesas do séc. XVI do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Memórias da Era de Ouro - As porcelanas chinesas do séc. XVI do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

 

De 15 de janeiro a 15 de março

 

Iniciada no início do século XV, a Época dos Descobrimentos trouxe o mundo para história da globalização moderna. Também levou a uma ampla transferência de plantas, animais, alimentos, populações humanas e produtos artesanais entre os hemisférios oriental e ocidental.
Tendo sido os primeiros europeus a chegarem ao leste da Ásia, os portugueses iniciaram o comércio marítimo com a China no século XVI. Uma enorme quantidade de artefatos orientais foram importados para a Europa, incluindo as famosas porcelanas chinesas.
Durante o trabalho arqueológico realizado no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, foram descobertos cerca de cinco mil fragmentos de porcelana chinesa. Esses fragmentos são grandes tesouros que comemoram a Era de Ouro da história marítima portuguesa.
Enquanto peças da cultura do Extremo Oriente, elas também construíram uma 'Imagem chinesa' entre os europeus. Esta exposição irá apresentar 50 excelentes exemplares de fragmentos de porcelana chinesa encontradas no Mosteiro, para mostrar publicamente a "Imagem chinesa" do século XVI composta pela porcelana.
São lembranças da Era de ouro do comércio marítimo português.

 

Entrada gratuita

 

Local

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

 
Outras informações
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras
3040-266 Coimbra
Telefone: 239 801 160
E-mail: mosteiro.scvelha@drcc.pt

 

IN: http://www.culturacentro.pt