Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Jonathan Uliel Saldanha - Exposição na Culturgest Porto

A obra de Jonathan Uliel Saldanha tem vindo a centrar-se na criação musical e de ambientes sonoros, por vezes também na produção de imagens.

 

Na Culturgest Porto o artista apresenta uma instalação vídeo em quatro canais pensada especificamente para o espaço da Culturgest, para a qual concebeu um ambiente sonoro que parte de duas composições respetivamente para coro e voz solo.

 

Nas imagens dos quatro ecrãs vão-se sucedendo cenas cuja relação vai sendo construída pelo espectador a partir de indícios que o artista deixa antever nas diferentes sequências, em boa parte sugeridas por um comum tom ritualístico.

 

Embora saibamos que as sequências fílmicas (bem como o ambiente sonoro) surgiram de um projeto realizado a convite do pároco da Sé do Porto e que se materializou na ação Sancta Viscera Tua, primeiramente apresentada durante a semana santa no antigo convento quatrocentista de Santa Clara, também no Porto, a religiosidade pressentida é convertida numa visão sobre a violência coletiva. Transformada agora em projeto fílmico, a unidade inicial do projeto performativo foi estilhaçada em fragmentos que, em cada um dos ecrãs, envolvem o espectador. Na impossibilidade física de abarcar o panorama visual total, a construção ambiental é unificada pelo som do coro, oriundo de um lugar indefinido do espaço e da voz que irrompe no meio da sala.

 

Durante o período da exposição realiza-se a performance Ilinx, para um coro, que converte o dispositivo cinemático num espaço cénico. Ilinx (vertigem), é uma das tipologias de jogo propostas por Roger Caillois (no seu livro Les Jeux et les Hommes, de 1958) para referir aqueles jogos que têm a perturbação sensorial como finalidade.

 

A proposta de Jonathan Saldanha é, portanto, a de envolver o espectador numa torrente de imagens e sons que remetem para vivências alteradas da linguagem e do corpo no espaço, como se pudéssemos antever que no desvio e no que não pode ser articulado como linguagem se esconde um segredo ao serviço de um desígnio de que só podemos suspeitar.

 

Ou se esconde aí um enorme perigo, ou uma redenção.


EXPOSIÇÃO – DE 6 MAIO A 2 JULHO
Curadoria : Delfim Sardo
Culturgest Porto · Entrada gratuita

 

Ilinx – sábado 27 de maio
Performance /concerto com o grupo Outra Voz
21h30 · Entrada livre, no limite dos lugares disponíveis · M6

 

Ambulatório AICA – sábado 10 de junho
16h30 · Visita livre à exposição
17h · Conversa com João Ribas, Delfim Sardo e Jonathan Uliel Saldanha
(na mala voadora , Rua do Almada 277)

 

Informações: www.culturgest.pt

Novo horário da Galeria: de quarta-feira a domingo, das 12h30 às 19h30