Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Inauguração da exposição 'Frida Miranda', de Ana Mesquita | 8 de março | 19h00 | MUHNAC | Entrada livre

Inaugura na próxima quarta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h00, a exposição “Frida Miranda”, de Ana Mesquita.

 

Frida e Carmen viveram ambas sobre o fio da navalha. Frida celebrou nos seus quadros, que se tornam cada vez mais populares - meio século após o seu desaparecimento - a dor de uma vida entrecortada por sucessivas operações à coluna, e ainda a dor dos amores e desamores com pintor Diego Rivera.

Carmen Miranda, que por um acaso nasceu no Marco de Canaveses, viveu intensamente a sua arte como o demonstram as muitas canções que celebrizou e o percurso galáctico que fez numa vida que acabaria também por ser curta. O seu funeral teve honras de estado e três dias de luto nacional no Brasil.

Tendo sido absolutamente contemporâneas, e ambas sul-americanas que passaram bastante tempo a viver nos Estados Unidos - morreram com um ano de diferença e partiram antes de completar cinquenta anos. Frida e Carmen foram o exato oposto uma da outra, tanto em termos formais, educacionais, como políticos e sexuais, muito embora tenham tanto em comum, aparentemente, no modo de se decorar e na pose.

São por tudo isto e muito mais uma dupla incrivelmente rica de motivos de inspiração que nunca antes alguém juntou.
Traga uma flor ao peito, ou ao pescoço, no cabelo ou na lapela.

Ana Mesquita

 

Entrada livre!

Mais informações em: www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/frida-miranda

Exposição patente até dia 2 de abril.