Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Exposição de Humberto Marçal «O Poema do Mar» | Inauguração: 2 de março, 18h30, CPS no CCB

Com o título “O Poema do Mar” (inspirado num verso do “Bateau Ivre” de Artur Rimbaud) inaugura a 2 de Março e estará patente até 2 de Abril na Galeria do Centro Português de Serigrafia no Centro Cultural de Belém, uma exposição de gravuras de Humberto Marçal.

 

A exposição apresenta duas novas edições de gravura do CPS, “Naufrágio” e “Alvorada” e outras dez gravuras, provas únicas (realizadas a partir das matrizes que originaram as duas novas edições), com variações cromáticas e intervenção direta do artista. As matrizes concebidas utilizaram as técnicas da água-forte e água-tinta.

 

Mestre Humberto Marçal responsável pela área de gravura e de litografia artísticas do Centro Português de Serigrafia, com amplo curriculum no plano nacional e internacional, tem desenvolvido ao longo de várias décadas, uma das mais originais expressões da gravura portuguesa contemporânea. No seu percurso incluem-se estágios de litografia em Paris e Barcelona e a frequência das Academias Reais de Belas Artes de Bruxelas e de Liège. Dedicou-se ainda a ações de formação, orientando diversos cursos. Participou em numerosas exposições individuais e coletivas e as suas gravuras foram editadas por prestigiadas entidades, estando incluídas em importantes coleções públicas e privadas.

 

Todos estes aspetos, acompanhados por uma grande sensibilidade, se refletem nos presentes trabalhos onde uma vez mais se afirma uma imagem da natureza capaz de envolver na sua esfera o humano. O conteúdo poético do conjunto é acentuado por títulos como: “Repleto de Sombras”, “Extensão de Luz”, “Aurora entre Sombras e Sonhos”, “Poema de um Tempo Longínquo”, “Amanhecer no Horizonte” ou “Visitação do Esplendor”.

 

Do texto de apresentação da exposição da autoria da crítica de arte (A.I.C.A.) e poeta Maria João Fernandes, salientamos o seguinte:

“Humberto Marçal nesta sua soberba série de gravuras intervencionadas, oferece-nos um legado que une num indissociável e mágico elo, a Vida e a Arte. O tesouro das imagens é o mesmo da vida, aquela que apenas se revela ao artista excecional e a que apenas este consegue dar uma forma plástica e poética ao mesmo tempo. O seu convite à viagem é o mesmo que já seduziu Rimbaud, o convite ao maravilhoso esparso na luz e nas sombras de um oceano que embala nas suas irisadas águas um navio onde todos somos chamados a embarcar.”

 

Exposição patente até 2 de abril de 2017. Entrada livre.


Centro Português de Serigrafia

O CPS - Centro Português de Serigrafia é uma entidade de cariz cultural iniciada em 1985 por António Prates. Tem como missão facilitar o acesso a Obras de Arte de grande valor, editando, promovendo e divulgando a Obra Gráfica Original de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros.

Pautado por critérios de qualidade, rigor e autenticidade, desenvolve edições de Serigrafia, Gravura, Litografia, Fotografia e Arte digital em ateliers próprios, dirigidas em especial aos seus Sócios que têm vantagens exclusivas e acesso privilegiado a um vasto leque de Obras de Arte.

Dos grandes mestres portugueses do século XX, aos jovens artistas emergentes, passando no plano internacional, por movimentos emblemáticos como o Surrealismo, a Pop Art, a Figuração Narrativa, Bio Arte, ou a mais atual Arte Urbana, o CPS segue um modelo editorial eclético e formativo e dispõe de uma coleção ímpar de mais de 2.600 obras de cerca de 550 artistas portugueses e estrangeiros, sendo hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais conceituados editores de Obras de Arte.

 

CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS:

O quê?

“O Poema do Mar»

Exposição de Gravuras de Humberto Marçal

 

Onde?

Centro Português de Serigrafia no CCB

Centro Cultural de Belém, loja 7

Praça do Império 1449-003 Lisboa

Tel. 213 162 175

 

Quando?

Inauguração: dia 2 de março, pelas 18:30

Patente até 2 de abril de 2017.

 

Horário

Todos os dias das 10h às 21h. Entrada livre.

 

www.cps.pt

www.facebook.com/centroportuguesdeserigrafia

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.