Exposição "Alfredo Roque Gameiro: Retorno à Casa da Venteira"
Está patente na Casa Roque Gameiro a Exposição "Alfredo Roque Gameiro: Retorno à Casa da Venteira", integrada nas comemorações do 150.º aniversário do nascimento deste artista.
Nesta exposição, além de outras peças, documentos e fotografias, destaque para a peça em baixo relevo de Ruy Roque Gameiro, filho de Alfredo Roque Gameiro, bem como do candeeiro desenhado por Raúl Lino e oferecido a Alfredo Roque Gameiro, que regressa agora à Casa onde foi uma das principais peças de decoração e iluminação.
Exposição patente até 22 de fevereiro.
Sobre Alfredo Roque Gameiro
Alfredo Roque Gameiro nasceu em Minde, a 4 de abril de 1864 e faleceu em Lisboa, a 5 de agosto de 1935.
Desde cedo se dedicou à litografia, tendo ficado conhecido como pintor aguarelista.
Enquanto viveu na Amadora, Roque Gameiro e a sua família participaram ativamente na vida associativa e cultural da localidade.
Ao longo da sua vida, produziu inúmeros trabalhos para reprodução litográfica e dirigiu muitas edições.
A obra de Roque Gameiro distingue-se pela técnica superior e grande espontaneidade que exprimia nas suas telas. Foi um expoente máximo na Aguarela Nacional e um dos maiores artistas a dominar esta técnica de pintura. Os vários prémios artísticos e condecorações com que foi distinguido atestam bem o seu reconhecimento internacional e o título de um dos maiores aguarelistas de todos os tempos.
Sobre a Casa Roque Gameiro
A Casa Roque Gameiro é uma das mais notáveis referências do património histórico e cultural do Concelho da Amadora.
Foi mandada construir em 1898 por Alfredo Roque Gameiro. O projeto inicial do edifício, que corresponde ao piso da entrada principal e ao torreão, construído para habitação do pintor e sua família é vulgarmente atribuído ao próprio Roque Gameiro.
Em 1900, Roque Gameiro mandou ampliar o edifício com a construção de mais dois pisos. Este projeto de autoria de Raúl Lino, confere à Casa a imagem exterior que atualmente apresenta.
A Casa Roque Gameiro foi classificada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, como monumento de interesse público.
Casa Roque Gameiro
Pct. 1.º Dezembro, 2 – Venteira (2700-688)
Telefone: 214 369 058 / Fax: 214 929 239
Horário:
3.ª feira a sábado, das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h
Domingo, das 14.30h às 17.30h
Encerra 2.ª feira e feriados
Entrada Livre
IN: www.cm-amadora.pt