Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Entrança - Festival Intercultural

Data: 27 e 28 de maio de 2017

Horário: 10h às 24h

Local: Centro Cívico do Fróis, Caparica

Entrada livre

 

entrança


Entrança – Festival Intercultural
Centro Cívico do Fróis, Caparica
27 e 28, Sábado e Domingo
10h – 24h | Entrada livre

 

Nos dias 27 e 28 de maio, entre as 10H00 e as 24H00, realiza-se a 1ª edição do Entrança - Festival Intercultural. O Festival realiza-se no Centro Cívico do Fróis – Caparica e tem acesso gratuito. O Entrança – Festival Intercultural, é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Almada e a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria. A Interculturalidade é o tema central do Festival, que conta com a colaboração de vários parceiros locais que se associaram na conceção e organização de várias atividades da sua iniciativa. Vão ser dois dias de Festa para a comunidade local mas também, para toda a comunidade do concelho de Almada e visitantes que nestes dias queiram participar no Festival. As propostas são múltiplas e para todas as idades. A música, a dança, as artes plásticas, gastronomia, artesanato, atividade desportiva e património vão estar presentes em mais de quarenta atividades com muita animação. Coloquem o Entrança – Festival Intercultural na agenda. Vai ser uma festa a não perder.

 

 

Entrança - Festival Intercultural   
27 -28 maio 2017

 

O Bairro

Localizado num território, com 341 hectares onde se edificaram cerca de 5400 fogos, residem um total aproximado de 13.500 habitantes.

Com uma forte prevalência de habitação social, foram-se concentrando residentes que se caracterizam por vulnerabilidades económicas e sociais, com origem culturais diversas, que têm contribuído para a estigmatização social e territorial deste espaço do concelho de Almada.

Foram identificadas um conjunto de necessidades que têm sido objeto de intervenção municipal, designadamente no plano da requalificação do espaço público e da criação de equipamentos coletivos de referência como recurso para a formação e o lazer da população residente, mas também, simultaneamente, atrair população exterior ao Bairro.

 

Entrança – Festival Intercultural

O Festival enquadra-se numa estratégia de dinamização cultural deste território, a que presidem os princípios da participação, da cooperação, e concertação em torno de um projeto coletivo.

Pelas características e perfil populacional do bairro, associados a origens e vivências nas quais a multiculturalidade é um traço dominante, a realização deste projeto tem como objetivo estratégico potenciar, valorizar e dar visibilidade a este traço de identidade do bairro.

Pretende-se que o Festival seja, em simultâneo, um projeto promotor de novas dinâmicas locais, da construção de uma nova imagem do bairro, da divulgação e afirmação de potencialidades singulares, capacidades e conhecimento dos seus residentes.

Entrança – Festival Intercultural, o momento e o espaço para a Festa, construída conjuntamente com comunidade.

 

Programa

A 27 e 28 de maio, entre as 10H00 e as 24H00. 

O Festival realiza-se no Centro Cívico do Fróis – Caparica e tem acesso gratuito.

O Entrança – Festival Intercultural, é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Almada e a Junta da União das Juntas das Freguesias da Caparica e Trafaria.

A Interculturalidade é o tema central do Festival e conta com a participação de onze Associações e Entidades locais. Decorre em vários espaços do bairro: Jardim do Parque, nas instalações de uma Associação local, Piscinas Municipais e Biblioteca Municipal.

Com um programa de atividades diverso a decorrer durante o dia, dirigido a crianças e famílias, o Festival é o espaço para o convívio, a experimentação e a fruição.

A Música assume um lugar de destaque, com participações que traduzem a riqueza e diversidade cultural: o Cante Alentejano, sons de África mas também os sons que se ouvem nas festas tradicionais no nosso país, e o Rap, são exemplos do que podemos assistir. A experimentação e construção de sons nas várias Oficinas de Música programadas são atividades paralelas que complementam o programa de música.
O destaque para o concerto de encerramento do Festival com uma voz de Maria Alice uma cantora dos sons de Cabo Verde. 

A Dança sob a forma de demonstração e participação da comunidade nos ritmos africanos, urbanos e das festas populares portuguesas constituem outra vertente da Festa.

A Gastronomia e o Artesanato são também presença neste Festival. Os sabores e as artes de diferentes origens têm um espaço a si dedicado.

Não faltarão as atividades dedicadas ao desporto, a decorrer na Piscina Municipal e nos dos espaços exteriores. A natação e os jogos tradicionais são a proposta no domínio da atividade física.

Sublinhar ainda as atividades nos domínios das Artes Plásticas, Artes Tradicionais e Património, com a realização de oficinas de desenho, pintura mural, olaria utilizando a tradicional roda de oleiro. A Memória e Património contam com um roteiro de visitas aos moinhos, vestígios da identidade rural deste território.
Por último, uma referência para o Teatro para a infância com a apresentação de espetáculos de teatro e para a realização de Oficinas do Conto.

A animação será uma constante no Entrança - Festival Intercultural através dos sons, da cor, e da memória.

 

IN: www.m-almada.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.