Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL :: Exposição «Whiiims - Caprichos por Rico Sequeira» // CPS no CCB

Na galeria do Centro Português de Serigrafia (CPS) no Centro Cultural de Belém foi inaugurada a 9 de Novembro a exposição «Whiiims – Caprichos por Rico Sequeira», uma abordagem contemporânea às célebres gravuras da série Los Caprichos de Goya.

As gravuras do mestre espanhol correspondem a uma descoberta de juventude do artista Rico Sequeira, que em 1977 se instalou em Madrid com o propósito de as desenhar, para agora as revisitar aplicando as virtudes cromáticas da serigrafia e todo o seu imaginário criativo. O resultado desse projeto, é um conjunto de 16 serigrafias que compõem a exposição.

O título da mostra, uma onomatopeia que remete para a tradução de “caprichos” em inglês (whims), acentua a influência e gosto pela banda desenhada que levou Rico Sequeira a efetuar uma importante coleção de pranchas.

 

Sobre a exposição, escreve a crítica de arte Maria João Fernandes1

“A série de serigrafias de Rico Sequeira inspirada nas gravuras de Goya (1746-1828), deu origem a um dos momentos mais altos da expressão do artista português, que de um modo muito original integrou no seu trabalho referências que fazem parte já de um património e de um imaginário universais.

Rico Sequeira foi beber a este fértil manancial a magia de uma expressão alimentada pelas suas próprias paixões e fantasias em citações quase literais enriquecidas pela sua iconografia e referências pessoais do seu imaginário.

(…) O seu diálogo com Goya devolve-o ao imaginário contemporâneo, mais do que em novas roupagens, mas como resultado de um muito original e magistral diálogo, com a frescura de um olhar totalmente renovado onde a sua mensagem não apenas se atualiza, mas se transfigura e refresca nas águas de uma imaginação criadora empenhada na grande aposta do lirismo, grande vetor não apenas da arte de Rico Sequeira, mas da arte e da cultura portuguesas.”

A exposição «Whiiims» presta homenagem a uma das séries mais relevantes da história da gravura, afirmando as potencialidades da serigrafia no contexto do universo da obra gráfica que o CPS tem vindo a promover ao longo dos últimos 30 anos.

 

Exposição patente até 4 de dezembro de 2016. Entrada livre.

 

_______

[1] Crítica de Arte (A.I.C.A. Associação Internacional de Críticos de Arte), Poeta (com o pseudónimo Joana Lapa).

  

 

CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS:

O quê?

“Whiiims – Caprichos por Rico Sequeira»

Exposição de Serigrafias. Uma abordagem contemporânea às célebres gravuras da série Los Caprichos de Goya.

 

Onde?

Centro Português de Serigrafia no CCB

Centro Cultural de Belém, loja 7

Praça do Império 1449-003 Lisboa

Tel. 213 162 175

 

Quando?

Patente até 4 de dezembro de 2016.

 

Horário

Todos os dias das 10h às 21h. Entrada livre.

 

www.cps.pt

www.facebook.com/centroportuguesdeserigrafia