Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Conheça a vida e obra de Romeu Correia

Até 24 de fevereiro, visite a exposição «Um homem chamado Romeu Correia», no Museu da Cidade. Uma homenagem ao escritor, desportista, cidadão, cinéfilo e dramaturgo almadense. Dias 27 de janeiro e 24 de fevereiro há visitas guiadas, com inscrição prévia.

 

Na exposição criada para assinalar o centenário do nascimento de Romeu Correia (1917-2017), a encenação de objetos, documentos, imagens e citações evocam paisagens, quotidianos, espaços de trabalho, o movimento associativo, a prática desportiva, a festa, a resistência e o ativismo cívico.
 
O design da exposição, da autoria do cenógrafo José Manuel Castanheira, sublinha a importância da experiência do teatro na obra de Romeu Correia e da cenografia como contexto narrativo.
 
 
Visitas guiadas à exposição
 
Nos dias 27 de janeiro e 24 de fevereiro, às 11h e às 15h30, pode participar nas visitas guiadas à exposição. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.
 
 
Romeu Correia: vida e obra
 
Com cerca de 41 títulos publicados – contos, novelas, romance, teatro, biografias e divulgação da história local –, a obra de Romeu Correia é indissociável do imaginário de gerações de almadenses, reconstruindo e fixando paisagens, lugares, personagens e histórias quotidianas que marcam a identidade da cidade, afirmam valores e causas comuns.
 
Os seus textos para teatro tiveram pelo menos uma centena de encenações de norte a sul do país, por grupos amadores e profissionais.
 
Grande entusiasta e divulgador do desporto, nas décadas de 1930/40 foi atleta nas modalidades de estafeta, peso, disco e dardo. Praticou também pugilismo, participou na fundação do Almada Atlético Clube e criou, com a sua mulher Almerinda Correia, um núcleo de raparigas praticantes de atletismo.
 
Desenvolveu uma atividade cívica constante, participou e colaborou regularmente com bibliotecas e comissões culturais das coletividades no concelho e em todo o país. Participou no Movimento de Unidade Democrática. Após o 25 de Abril, participou na Frente Eleitoral Povo Unido, sendo eleito e integrando a Assembleia Municipal de Almada.
 
Romeu Correia foi ainda divulgador da história local e dos seus protagonistas, guiando percursos pela cidade, participando em sessões em escolas dos vários níveis de ensino, e colaborando com a Biblioteca Municipal.
 
Museu da Cidade
Praça João Raimundo – Cova da Piedade
Terça a Sábado das 10h-13h | 14h-18h
Tel.: 21 273 40 30