Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Celebrar o Tempo com (e do) jornal PÚBLICO

05-03-2015

O jornal PÚBLICO comemora o seu 25º aniversário no Centro Cultural de Belém

 

Hoje, dia 5 de março, assinalam-se os 25 anos do jornal PÚBLICO, com um programa de comemorações que irá prolongar-se até 2016.

 

A celebração começa no CCB, na Sala Luís de Freitas Branco, pelas 18h30, com uma “Conversa sobre o Tempo”, uma conferência de entrada livre com o físico teórico João Magueijo, a cosmóloga Marina Cortês, o historiador Diogo Ramada Curto, o crítico de arte Alexandre Melo e o filósofo Nuno Nabais.

 

João Magueijo será diretor por um dia do jornal que “não terá as secções tradicionais, mas sim três grandes blocos – tempo de tudo, tempo de agora e tempo das últimas 24 horas”, afirma João Henriques, jornalista do PÚBLICO, que acrescenta ainda que o jornal será gratuito, funcionando como um presente para os leitores.

 

A inauguração do filme The Clock, de Christian Marclay, será outro dos pontos altos neste dia, a ter lugar no Museu Berardo pelas 22h. “A partir de uma montagem síncrona de planos e cenas retirados de filmes da história do cinema, Marclay dá a ver a passagem do tempo real” em 24 horas, explica João Henriques. Aconselha-se, então, que todos os visitantes sintonizem os seus relógios com a hora que surge no grande ecrã, para mergulhar totalmente neste “exercício de imersão na realidade do tempo real”. O autor, vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, estará presente na inauguração e na celebração do 25º aniversário do PÚBLICO, depois de já ter exibido este trabalho em diversas cidades do mundo como Jerusalém, Los Angeles ou Sydney.

 

De forma simbólica, o jornal lançará no dia 5, no seu site, um vídeo intitulado “Um dia normal”, que tem 144’ minutos, retratando um mosaico de Portugal em 2015. Poderá ser visível uma cirurgia ao coração, um minuto de um sem abrigo a dormir na rua, ou até um minuto no Centro Cultural de Belém, que também quis associar-se a este projeto.

 

Para mais informações consulte o artigo do jornalista João Henriques do PÚBLICO.

 

IN: www.ccb.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.