Assista ou participe em eventos sobre cultura (Cinema, Comemorações, Concertos, Concursos, Dança, Exposições, Festas, Festivais, Feiras, Teatro e muito mais) da forma mais barata possível: Grátis, Gratuito, Entrada livre, Sem custo...

 

DESPORTO  |   SEMPRE  |   TODO O ANO

 

 

 

Follow
Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

Borboletário

Jul. a Set.
4ª - dom.: 10h00 - 17h00

Mar. a Jun. e Out. a Nov.
4ª - dom.: 10h00 - 13h00 | 14h00- 16h00

Gratuíto

Parque Urbano Quinta de Rana
Rua Feliciano Moreira
S. Domingos de Rana


O Borboletário, situado no Parque Urbano da Quinta de Rana, é um espaço dedicado à criação de borboletas, onde é possível observar as diferentes fases do seu ciclo de vida: ovos, lagartas, crisálidas e borboletas.

A estrutura do Borboletário é única e remete visualmente para a imagem de um casulo em fase de metamorfose. No seu interior encontra-se um jardim com espécies da flora local, onde é possível observar borboletas a voar livremente. O espaço integra ainda um laboratório acessível ao público, cuja função é a criação dos ovos, das lagartas e das crisálidas.

No Borboletário os visitantes podem conhecer as espécies de borboletas que existem na região de Cascais. É também um espaço onde se ensina a biologia deste grupo de insetos e a sua ligação com as plantas,proporcionando aos visitantes uma experiência de observação e aprendizagem que contribui para o despertar e interesse da Conservação da Natureza e Biodiversidade.

 

A IMPORTÂNCIA DAS BORBOLETAS

As borboletas são indicadoras da qualidade ambiental. Quando observadas em grande quantidade e variedade, significa que estamos perante uma área de grande riqueza biológica, encontrando-se pouco ou nada poluída. Sem elas, muitas plantas correriam o risco de desaparecer, e consequentemente trariam graves perdas para a fauna, onde muitas espécies alimentam-se de plantas polinizadas pelas borboletas.

A sua função polinizadora é de elevada importância, existindo algumas espécies de flores polinizadas exclusivamente por determinadas espécies de borboletas, como as da Família Sphingidae. Estas são robustas e têm um bater das asas muito rápido. No entanto, o que realmente as diferencia de todas as outras é o facto de serem dotadas de uma longa espiritromba (aparelho bucal), característica fundamental para o seu excelente papel de polinizadoras.

As borboletas constituem, ainda, uma importante fonte de alimento para muitos animais, desde aves, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos, aranhas e até mesmo outros insetos.

 

Folheto informativo


Fonte: https://www.cascais.pt/borboletario


publicado por gruponet às 20:00
link do post | comentar | favorito
partilhar

.passa a palavra

Tens conhecimento de algum evento desportivo que queiras partilhar? Envia um email para: gruponet @ sapo.pt

.participar

. participe neste blog

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Julho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.recentes

. Está de volta o mega esco...

. Comemorações do Dia Nacio...

. “Palavras na Nossa Terra...

. Workshop: “Estudo e Manuf...

. Mercadinhos de Palmela re...

.arquivos

.mais sobre culturALL

.links