Assista ou participe em eventos sobre cultura (Cinema, Comemorações, Concertos, Concursos, Dança, Exposições, Festas, Festivais, Feiras, Teatro e muito mais) da forma mais barata possível: Grátis, Gratuito, Entrada livre, Sem custo...

 

DESPORTO  |   SEMPRE  |   TODO O ANO

 

 

 

Follow
Domingo, 11 de Março de 2018

Biblioteca José Saramago - Comunidade de leitores "Sábados de leitura"

Dia: 17 de marçoComunidade de leitores Sábados de leitura_g
Horário: 15h00
Local: Sala Polivalente

     
Comunidade de leitores “Sábados de leitura”
“Os Memoráveis”, de Lídia Jorge, apresentação da obra por Lucília Pinho
   
"Os Memoráveis", de Lídia Jorge
Em 2004, Ana Maria Machado, repórter portuguesa em Washington, é convidada a fazer um documentário sobre a Revolução de 1974, considerada pelo embaixador americano à época em Lisboa como um raro momento da História. Aceitado o trabalho, regressa, contrata dois antigos colegas, e os três jovens visitam e entrevistam vários intervenientes e testemunhas do golpe de Estado, revisitando os mitos da Revolução. Um percurso que permite surpreender o efeito da passagem do tempo não só sobre esses "heróis", como também sobre a sociedade portuguesa, na sua grandeza e nas suas misérias.
Transfiguradas, como se fossem figuras sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os Memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária, a desilusão de muitos dos participantes e o árduo caminho para uma Democracia.
Paralela a esta ação decorre uma outra, pessoal e íntima: a história do pai da protagonista, António Machado, que retrata em privado o destino que se abate sobre todos os outros. Todos vivem na Democracia, uma espécie de lugar de exílio. Mas um dia, todas as misérias serão esquecidas, quando se relatar o tempo dos memoráveis.
   
Comunidade de leitores Sábados de leitura_autorLídia Jorge nasceu em Boliqueime, em 1946. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário. Foi nessa condição que passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial. A publicação do seu primeiro Romance O Dia dos Prodígios (1980) constitui um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da literatura portuguesa, que tem como objeto a construção de uma perspetiva irónica sobre a utopia revolucionária, apreendida na perspetiva dos habitantes de uma aldeia, onde as coordenadas de estagnação, pureza, ingenuidade se conjugam com um fantástico quotidiano. Seguiram-se os romances O Cais das Merendas (1982) e Notícia da Cidade Silvestre (1984), ambos distinguidos com o Premio Literário Cidade de Lisboa, onde os temas da mulher e da solidão são representados. Mas foi com A Costa dos Murmúrios (1988), livro que reflete a experiência colonial em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das letras portuguesas. Entre outros romances, contam-se O Vale da Paixão (1998), O Vento Assobiando nas Gruas (2002) e Os Memoráveis (2014).
   
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Entrada livre
biblactividades@cma.m-almada.pt
212 508 210
 
Fonte: http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/BIBLIOTECAS/DESTAQUES/DETALHE/?bibliot_destaques_detalhe=550941945&cboui=550941945

publicado por gruponet às 20:00
link do post | comentar | favorito
partilhar

 

beruby.com, o portal onde podes poupar!

.passa a palavra

Tens conhecimento de algum evento desportivo que queiras partilhar? Envia um email para: gruponet @ sapo.pt

.participar

. participe neste blog

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Abril 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9


22
23
24
25
26
27
28

29
30


.recentes

. O Documento que se segue ...

. Ciclo de Conversas "Sou F...

. Festival PN regressa às A...

. Universidade Popular da G...

. 25 de Abril com Xutos & P...

.arquivos

.mais sobre culturALL

 

subscrever feeds

 

. receba Posts por email:

distribuído por FeedBurner

.links

 

RSS Feed Widget
Weather by Freemeteo.com