Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Arte de rua com mensagem ambiental

Um conceituado street artist português esteve em Almada a construir uma escultura de grandes dimensões feita a partir de restos de materiais em fim de vida. A peça assinada por Bordalo II ficará agora exposta para a posteridade, no CMIA da Costa da Caparica.

Integrada na programação da 13.ª edição do Mercado de Natal Amigo da Terra que decorreu no passado mês de Dezembro, teve lugar na Praça da Liberdade, no centro de Almada, uma iniciativa que chamou a atenção de quem passava. Entre ecopontos queimados, restos de redes de pesca, para-choques de automóveis e pneus de bicicleta furados, foi tomando forma ao longo de vários dias um painel de grandes dimensões.

Construção do polvo by Bordalo II  Polvo by Bordalo II

Esta obra integra a coleção “Big Trash Animals” do artista português Bordalo II, que já conta com esculturas em vários países do mundo como México, Tailândia, EUA, Alemanha, Noruega, para além de peças em Lisboa.

Nesta coleção, Bordalo II recria imagens de espécies animais procurando chamar a atenção para os problemas do desperdício, do consumo desenfreado e dos impactos negativos destes hábitos no Planeta. Para este trabalho foi escolhida uma espécie emblemática e característica da zona litoral do concelho de Almada: o polvo (Octopus vulgaris), frequente nos pontões da Costa da Caparica.

Esta que foi a primeira obra assinada pelo artista a sul do Tejo, está agora instalada na fachada do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, um equipamento municipal, também ele, dedicado a promover e a dar a conhecer o valioso património ambiental do litoral do concelho.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Almada contou ainda com o apoio da Amarsul, da Associação dos Pescadores da Fonte da Telha e da loja de bicicletas Ciclística, que cederam parte dos materiais utilizados na instalação.
 
IN: www.m-almada.pt