Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

A Lua vai estar mais perto nos próximos dias. É a maior Super Lua do ano e só repete em 2034

É já, amanhã, dia 14 de novembro que ocorre a última de segunda Super Lua registada este ano. A NASA avisa que é a oportunidade para ver a Lua Cheia mais próxima desde 1948.

 

A "culpa" é  da órbita eliptica do satélite natural da Terra que faz com que esteja mais próxima em algumas ocasiões, particularmente espetaculares durante a Lua Cheia, quando há mais 30% de luar a refletir na superfície.

 

Esta é a segunda Super Lua deste ano, e vai haver uma ainda em dezembro, também no dia 14, mas não tão "grande", já que desde 1948 que a Lua não estava tão próxima da Terra, indica a agência espacial norte-americana. Esta distância só voltará a repetir-se em 2034, embora se registem outras Super Luas até lá.

 

Nos Estados Unidos o melhor ponto de observação ocorre de madrugada, mas em Portugal será a meio da manhã do dia 14, às 11h22, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o que impedirá a sua observação plena. Mas no final do dia poderá voltar a observar a Lua que parecerá maior do que o habitual, mas porque estará mais próxima do horizonte, o que cria uma ilusão de óptica.

 

IN: http://tek.sapo.pt