Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

ILUSTRARTE

Museu da Eletricidade
13 janeiro a 8 de abril de 2012
Terça a domingo das 10h às 18h
Entrada livre
 
O Museu da Eletricidade recebe, uma vez mais, a Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que mobiliza consagrados ilustradores e novos criadores do  fabuloso mundo da literatura infantil ilustrada.

 

A esta V edição concorreram  1585 ilustradores oriundos de 69 países, cujos trabalhos foram avaliados por um júri internacional composto por Martin Jarrie (ilustrador e pintor, francês, Prémio BIB 1997), Isabelle Vandenabeele, (ilustradora, belga, vencedora da Ilustrarte 09), Paolo Canton (editor, italiano), João Paulo Cotrim (escritor, português) e Isidro Ferrer (designer e ilustrador, espanhol).

 

O júri deliberou atribuir o Prémio ILUSTRARTE 2012 ao ilustrador italiano Valério Vidali e atribuiu duas menções especiais aos trabalhos do ilustrador italiano Simone Rea e da dupla de ilustradoras suíças Nina Wehrle e Evelyne Laube. O júri selecionou ainda 47 outros ilustradores aos quais reconheceu a qualidade plástica, a expressão técnica e a sensibilidade criativa no seu diálogo com o texto literário, para expor ao público no Museu da Eletricidade, numa mostra que estará patente até ao dia 8 de abril de 2012.

 

As imagens vencedoras ilustram o conto “Um dia, um guarda-chuva”, texto de Davide Cali, editado em 2011 pela editora portuguesa Planeta Tangerina. As expressivas e sedutoras ilustrações de Valério Vidali, prendem o leitor/espectador ao longo da saga de um guarda-chuva que ficou esquecido num autocarro e foi passando de mão em mão, descobrindo novos donos e novas funções. A lista dos ilustradores selecionados inclui ainda os portugueses André Letria, André da Loba, Bernardo Carvalho e Daniel Lima + Cátia Serrão.

 

A exposição integra ainda uma retrospetiva da obra do ilustrador francês Martin Jarrie e uma mostra de livros do escritor português António Torrado.

 

A ILUSTRARTE, à qual a Fundação EDP se associa mais uma vez como mecenas, atinge assim, uma vez mais, os seus objectivos: criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional, colocando Portugal na rota dos grandes eventos internacionais nesta área.

 
IN: www.edp.pt