Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Dia Internacional dos Museus: Celebre com actividades gratuitas!

O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio, este ano sob o tema "Museus e Harmonia Social". No âmbito desta efeméride, um pouco por todo o país são levadas a cabo actividades de dinamização cultural criativas, pluridisciplinares e transversais, que estimulam o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios.

Inauguração de exposições, tertúlias e conferências, oficinas de pintura, cerâmica e tecelagem, espectáculos de música, dança, teatro e outras artes performativas, feiras das artes e do livro, entre outras iniciativas, estão previstas para esta data. O escape.pt deixa-lhe algumas sugestões. Para saber mais, consulte a página do Instituto dos Museus e Conservação.
 

Museu do Douro
A inauguração da exposição "Dário Alves", dia 18 de Maio às 18h00, é o ponto alto das comemorações do Dia Internacional dos Museus neste espaço cultural da Régua. Durante este dia, a entrada é gratuita para todos os públicos. Também terça-feira, o Serviço Educativo do Museu do Douro apresenta nas suas instalações os trabalhos finais da iniciativa "Meu Douro", projecto realizado este ano lectivo com 12 escolas da região. A inauguração desta mostra terá lugar pelas 18h30. Pelas 19h30 haverá ainda um Porto de Honra.

 

Museu da Chapelaria
Nos últimos 85 anos, a OLIVA marcou a história da indústria e da arquitectura industrial do país. É esse património que estará em destaque na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira. Assinalando o Dia Internacional dos Museus, a inauguração desta mostra - intitulada "A Indústria do Ferro. OLIVA, uma marca, uma identidade" - está marcada para as 10h00 de terça-feira. Fotografias de diferentes épocas, máquinas antigas e velhos produtos que ajudam a "contar" a história desta emblemática empresa para ver até 30 de Setembro.

 

Centro de Arte Moderna
No Dia Internacional dos Museus, o Centro de Arte Moderna, em Lisboa, abre as suas portas no dia 18 de Maio para uma noite de festa. Assim, a partir das 21h30, o CAM apresenta o seu novo site na Internet, inteiramente remodelado, no qual a colecção permanente ficará disponível para consulta pública. Neste dia, as exposições podem ser visitadas até à meia-noite. Haverá ainda animação musical, a cargo do DJ Mr. Mitsuhirato, que cobrirá o arco temporal da colecção do CAM. Todas as iniciativas agendadas para esta data são de entrada livre.

 

Museu Nacional de Soares dos Reis
No âmbito desta efeméride, o Museu Nacional de Soares dos Reis, na cidade do Porto, começa as suas actividades logo às 11h00 com visitas guiadas. Segue-se um espectáculo de malabarismo, a cargo da Escola de Miragaia (15h00) e a actuação do coro da Maiorff. Às 17h00, actua o grupo de guitarras portuguesas da Escola Valentim de Carvalho e, às 18h30, destaque para um concerto de alunos do Conservatório de Música do Porto.

 

Museu Nacional de Arte Antiga
É das 10h00 às 18h00 que decorrem as actividades comemorativas do Dia Internacional dos Museus neste espaço, em Lisboa, todas elas de entrada livre. Das 11h00 e às 15h00, não perca as visitas gerais, as quais irão transmitir uma visão geral do Museu Nacional de Arte Antiga e da diversidade da colecção. Às 12h00 e às 16h30 decorrem as visitas temáticas, no âmbito do lançamento do livro sobre os 500 anos da Custódia de Belém, cujo lançamento está agendado para este mesmo dia, às 18h30. Segue-se um concerto de música Renascentista, a cargo do Grupo de Música Antiga – Il Dolcimelo.

 

Museu de Arte Popular
Durante todo o dia 18 de Maio, o Museu de Arte Popular, em Lisboa, promove visitas guiadas, com especial enfoque para a interpretação dos murais e suportes "de época", ao longo das salas de exposição. Estas visitas têm a duração de 20 minutos e são pensadas para o público em geral. Já para os mais jovens, este espaço pensou em oficinas que têm por objectivo experimentar diferentes materiais e técnicas para criação orientada. Denominadas "Pequenos Artesãos", estas oficinas promovem o contacto directo com as artes e ofícios tradicionais, para além de sensibilizarem os participantes para a percepção da arte popular.

 

Quinta de Santiago
O Museu da Quinta de Santiago, em Matosinhos, apresenta uma programação vasta e diversificada, indicada para vários tipos de públicos. O dia começa cedo (08h30) com uma sessão de Hatha Yoga, seguida de um ateliê para visuais e invisuais, intitulado "O meu corpo é de gesso". Às 12h00 é tempo de uma aula de judo, step e aeróbica. Seguem-se degustações, visitas, um curso de teatro infantil e, às 21h00, um Concerto de Música Antiga. Às 22h00 inaugura oficialmente a exposição de pintura "Ecce Homo, António Carneiro" e às 23h00 é tempo de Nota de Cinema, com a visualização de um filme antigo de Matosinhos, musicado ao vivo. A noite termina pelas 24h00 com uma observação de estrelas.

 

Museu de Évora
A comemoração do Dia Internacional dos Museus em Évora inicia com um evento que associa as representações dos alimentos nas colecções de pintura do Museu de Évora a uma prova gastronómica. Chama-se "Venha provar o Museu" e decorre das 16h00 às 18h00. De destacar ainda várias acções de aproximação e informação ao público, dando-lhes a conhecer os novos textos de sala e fardamento dos técnicos do Museu.

 

Fundação de Serralves
A celebração desta data na Fundação de Serralves, no Porto, começa com a inauguração da exposição-projecto com escolas "Máquinas", às 10h00. Às 14h00 é altura de Percursos no Parque, que se traduzem em passeios que exploram a biodiversidade do local, entre cores, formas, texturas, sons e cheiros. As Conversas no Museu têm início agendado para as 17h00 e integram um conjunto de exercícios de exploração das obras expostas. Uma oportunidade para conhecer a obra de duas artistas de referência da actualidade - Lourdes Castro e Dara Bimbaum. Destaque ainda para as oficinas em curso, para grupos escolares e famílias. Oficinas, jogos e visitas associam-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus.

 

Museu Regional de Beja
A pensar nos alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos, o Museu Regional de Beja organiza, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00, jogos sobre a Idade Média e épocas posteriores. Para o público em geral, este espaço cultural apresenta, das 10h00 às 14h30, "Cinema no Museu", com a apresentação da comédia "À Noite no Museu 2". Aproveite ainda para visitar as instalações envolventes, referentes ao antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição.

 

Museu Grão Vasco
As actividades deste espaço cultural, em Viseu, têm início às 10h00, com visitas guiadas. Denominadas "As 6 Mais do Museu Grão Vasco", decorrem até às 17h30. Destaque para o ateliê Hora do Conto, pensado para os mais novos, o qual consiste na leitura e interpretação de um conto, intitulado "O Museu do Tempo". Mais ao final da tarde, pelas 18h00, está agendada uma Mesa Redonda sobre o tema "Museus e Harmonia Social", durante a qual serão discutidas as preocupações e responsabilidades sociais, reiterando as questões sociais na contemporaneidade.

 

IN: http://aeiou.escape.pt