CCB FORA DE SI
CCB FORA DE SI é um programa cultural e de animação urbana concebido para os meses de Verão de 2008 a ocorrer especialmente nos espaços exteriores do CCB.
Nesta segunda edição queremos alargar a oferta cultural do CCB aos jardins, aos espaços de circulação e à Praça do Museu, “contaminando” com a energia dos criadores o público nacional e estrangeiro, estimulando-o a participar nas actividades que oferecemos e que animam os nossos espaços.
Passear através do percurso aquático, ouvir grupos musicais provenientes de várias partes do mundo, participar nos diversos eventos nas áreas da dança, do novo circo, do teatro, do cinema, do jazz, da nova musica techno, são as novas propostas.
Durante sete fins-de-semana, a partir de 15 de Julho, iniciamos a actividade com um programa que mostra a diversidade e o multiculturalismo na criação artística. Esperamos por si.
De 15 de Julho a 31 de Agosto de 2008
VÁRIOS LOCAIS
O concerto inaugural do CCB Fora de Si apresenta o sexteto Wingspan – Mulgrew Miller Band dando inicio à Lisbon Jazz Summer School (Escola de Verão). Pela primeira vez o CCB contribui para a formação de estudantes e músicos de jazz propondo-se colocar Lisboa no mapa dos grandes eventos internacionais nesta área.
Também o “sempre desejado” Baile terá lugar na Tenda, no dia 26 de Julho.
Para além do Jazz às 5.as, na Cafetaria Quadrante, o público poderá assistir às jam-sessions que terão lugar no mesmo local e à mesma hora, com pequenos agrupamentos
formados pelos músicos que integram este sexteto e alunos da escola, em composições e temas variados. Os três concertos dos alunos finalistas realizam-se na Praça do Museu encerrando este evento.
O cinema ao ar livre - cinema de autor e documental, dá especial enfoque aos países de expressão portuguesa, à Índia, à América do Sul e à Turquia, abordando problemáticas actuais tais como a situação das mulheres na sociedade, as questões religiosas, étnicas e raciais, os grupos minoritários, as questões do ambiente, etc.
Bandas de música oriundas de todo o mundo e grandes nomes internacionais do jazz estarão presentes nesta edição. Também a world music é trazida por vários países africanos, o Congo, Cabo Verde e Nigéria, e ainda por artistas de Cuba, da Turquia e da Índia. Não faltará a música portuguesa com vários intérpretes.
A dança indiana é interpretada pela bailarina Tarikavalli. Nas fachadas do edifício a companhia francesa Retouramont propõe-nos um espectáculo inesperado.
Palhaços e animação de rua não faltarão, em vários momentos, ao longo do dia.
Cabo Verde estará presente com o Grupo FinKa Pé e TabanKa com os seus tambores e búzios, testemunhos daquela cultura. O novo circo conta com o grupo de Cardiff, Nofit State, que actua num recinto em que o público coabita com os artistas e que durante quatro semanas permanece em cena.
Estas são algumas das iniciativas com as quais nos propomos animar o CCB no Verão de 2008.
In: www.ccb.pt