Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

26 janeiro | Palestra sobre a ‘Descolonização: a que se fez e a que ficou por fazer’ | Biblioteca

Debates sobre História ao fim do dia
‘Descolonização: a que se fez e a que ficou por fazer’ com Pedro Aires Oliveira
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos | auditório
26 janeiro (quinta-feira)| 18h30

 

Os Debates sobre História ao Fim do Dia estão de regresso, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. A próxima palestra tem lugar no dia 26 de janeiro (quinta-feira), pelas 18h30, e o tema será sobre a ‘Descolonização: a que se fez e a que ficou por fazer’ com Pedro Aires Oliveira, investigador e professor do Instituto de História Contemporânea.

 

O ciclo de debates sobre História Contemporânea surge no seguimento de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de História Contemporânea /Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pretende promover o aprofundamento da cultura histórica, fomentando o conhecimento, valorização e divulgação do património cultural, junto da comunidade escolar e público em geral.

 

Entrada livre.
Não é necessária marcação prévia.

 

 

Sinopse | Descolonização: a que se fez e a que ficou por fazer | Pedro Aires Oliveira
Procurar-se-á nesta palestra apresentar um quadro geral das condições políticas e sociais da descolonização portuguesa em 1974-75, esclarecendo as razões que levaram à sua concretização tardia (por comparação com a das outras formações imperiais europeias) e discutir até que ponto a descolonização física/territorial foi ou não acompanhada por um repensar da maneira como Portugal e os portugueses olham para o seu legado imperial e se relacionam com os países entretanto tornados independentes.

 

Sobre Pedro Aires Oliveira
Pedro Aires Oliveira é Professor no Departamento de História da FCSH, investigador no IHC e, desde dezembro de 2015, seu diretor. Tem vários livros e artigos publicados sobre temas de História Contemporânea, com especial incidência nas áreas da Relações Externas portuguesas e na história do colonialismo e da descolonização. Dos seus últimos títulos destacam-se a História da Expansão e do Império Português (Esfera dos Livros, 2014), em co-autoria com João Paulo Oliveira e Costa e José Damião Rodrigues, e O Adeus ao Império. 40 Anos de Descolonização Portuguesa (Nova Vega, 2015), co-editado com Fernando Rosas e Mário Machaqueiro.

 

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães N.º 6 – Venteira
2720 – 119 Amadora
214 369 054 | bibliotecas@cm-amadora.pt

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | Ter a sex: 10h00 – 19h00
For@ de Horas: 20h00 - 24h00

 

IN: wwww.cm-amadora.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.