Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Dia Internacional dos Museus - Tavira

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (dia 18) estão previstas, de 17 a 24 deste mês, três iniciativas gratuitas: Rota da Transumância, Tavira a partir da galeria do Palácio e Sonho de um Arquipélago de Verão.

 

No dia 17, Sábado, entre as 09h30 e as 18h00, com partida do Terminal Rodoviário, terá lugar a visita Rota da Transumância. Trata-se de um passeio pedonal, na freguesia de Cachopo, pelos circuitos milenares dos caminhos do gado em busca de pastagens (partida da Mealha, passando pela anta das Pedras Altas, Valeira e Vale de Odre). A caminhada inclui uma passagem por uma destilaria tradicional, onde será mostrado o processo de fabrico da aguardente de medronho.

 

A visita, promovida pelo Campo Arqueológico de Tavira e pelo Centro de Ciência Viva, terá uma lotação limitada de 20 pessoas. Para maior conforto dos participantes, a organização aconselha o uso de chapéu, protector solar, roupa e calçado confortável, bem como merenda e água.

 

Tavira, a partir da galeria do Palácio é nome da acção programada para dia 18, Sábado, pelas 11h00, no Palácio da Galeria/ Museu Municipal de Tavira, sob a orientação da historiadora de arte, Rita Manteigas. O interior deste espaço permite ao visitante conhecer os “poços votivos fenícios” e a arquitectura de um edifício construído no século XVI. Serão, ainda, abordadas as fases renascentista e barroca. A partir das suas janelas e da galeria será possível, também, observar a paisagem urbana envolvente.

 

Sonho de um arquipélago de Verão é um trabalho performativo criado para a exposição Geografias Variáveis, o qual se estende a vários espaços do Palácio da Galeria. Um percurso sensorial e imprevisível, onde se exploram lugares físicos e imaginários, através do corpo, do movimento, da música, da imagem e da palavra (Álvaro de Campos, Sophia de Mello Breyner, Mário de Sá-Carneiro, Maiakovski, Garcia Lorca, entre outros). A concepção artística e a interpretação são da responsabilidade de Vítor Correia. A iniciativa destina-se a um público com idade superior a 12 anos e decorrerá nos seguintes horários:
Dia 17 (Sábado), pelas 18h00;
Dia 18 (Domingo), pelas 14h30;
Dia 23 (Sexta-feira), pelas 21h30;
Dia 24 (Sábado), pelas 21h30.

 

Para mais informações deverão os interessados contactar: Serviço Educativo do Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira, Tel.: 281 320 500 (ext. 324) / edu.museus@cm-tavira.pt.

 

In: www.cm-tavira.pt