15 coisas que pode fazer grátis no Porto
Tudo o que pode fazer grátis na cidade do Porto
O Porto é uma cidade com muita vida onde é possível viver programas interessantes sem ter de gastar um euro. Não acredita? Reunimos uma série de sugestões para que possa visitar a cidade Invicta sem que isso lhe faça mossa na carteira. Desde jardins para visitar, parques onde passear, a galerias de arte, museus e até locais bem desconhecidos da maior parte dos turistas…
1 – Passear no Parque da Cidade
Pode começar a caminhada pelo Parque da Cidade pelas entradas da Circunvalação ou Avenida da Boavista ou começar prontamente junto do mar, onde terá certamente a melhor vista. O Parque da Cidade do Porto tem 83 hectares – com vários lagos e esplanadas – e é o maior parque urbano do país. Ao fim de semana é o local onde as famílias se reúnem, passeiam e andam de bicicleta. Mas também é onde se praticam alguns desportos, tendo inclusive campos de futebol.
2 – Passear no Palácio de Cristal
Além dos bonitos e românticos jardins do Palácio de Cristal, admire daqui uma vista soberba sobre o rio Douro. Passeie na Avenida das Tílias, ladeada de frondosas árvores, e aproveite para brincar com os mais novos no parque, com escorregas. Tem também aqui a moderna Biblioteca Almeida Garrett onde pode ler livros ou revistas gratuitamente. Também na mesma biblioteca pode ter acesso a várias atividades gratuitas para miúdos e graúdos.
3 – Visitar a Sé Catedral
A Sé Catedral do Porto começou a ser construída no século XII tendo sido terminada no século XIII. O seu interior é muito bonito e pode ver o seu significado histórico a partir de pormenores como a rosácea medieval e a galilé com azulejos, obra do conhecido Nicolau Nasoni. A entrada para a igreja é gratuita e só por si já merece uma visita.
4 – Visitar o Mercado do Bolhão
Aconselhamos uma visita ao Mercado do Bolhão que conserva muitos dos vendedores típicos de fruta, peixe, azeitonas, recordações da cidade e até tem local onde pode provar um cálice do famoso vinho do Porto. A entrada no mercado é grátis, por isso, não deixe de visitar.
5 – Estação de São Bento
É um local histórico e muito bonito e de visita grátis, até porque é a entrada para a estação de comboios, que funciona em pleno. Pode admirar os painéis de azulejos da Estação de São Bento que representam momentos da história de Portugal como ,por exemplo, a entrada de D. João I na cidade do Porto para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre. A estação foi inaugurada em 1916 mas o primeiro comboio já lá tinha chegado em 1896.
6 – Exposições
Para visitar as exposições das Galerias de Arte de Miguel Bombarda, a entrada é completamente gratuita. E de dois em dois meses há inaugurações simultâneas neste Quarteirão das Artes, com festa nas ruas, música, performances, etc. Fique atento à agenda da cidade para saber quando pode viver esse ambiente de festa.
7 – Serralves
Visitar Serralves ao domingo de manhã é grátis. Até às 13h00 de cada domingo pode entrar gratuitamente, passear pelos jardins do Parque e ainda visitar as exposições do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. O bilhete deve ser levantado e a entrada deverá ser feita antes das 13h00. Serralves tem também festas temáticas, durante o ano, com entrada livre. Verifique a agenda da instituição para saber das atividades grátis para toda a família.
8 – Museu Soares dos Reis
No primeiro domingo de cada mês pode visitar o museu gratuitamente. O Museu Soares dos Reis foi fundado em 1833 mas aqui instalado desde 1940. Tem diversas exposições permanentes com coleções de ourivesaria, escultura, cerâmica, mobiliário, pinturas, entre outros, sem esquecer a obra Desterrado, do patrono do museu, o escultor António Soares do Reis.
9 – Vista sobre a Ribeira
Suba à Serra do Pilar ou ao Jardim do Morro, do lado esquerdo do Douro, em Vila Nova de Gaia, para tirar as melhores fotografias do rio, da ponte Luís I e da cidade do Porto. Aproveite para fazer a travessia a pé pela ponte Luís I, construída entre 1881 e 1888, que recebeu a linha de metro no tabuleiro superior.
10 – Fotografia
Visite as exposições do Centro Português de Fotografia e o próprio edifício que é a ex-Cadeia da Relação onde esteve preso, por exemplo, o famoso escritor Camilo Castelo Branco, preso por adultério. Pode visitar as exposições permanentes e temporárias relacionadas com fotografia. A entrada é sempre gratuita. Encerra à segunda-feira.
11 – Foz do Douro
Veja o por do sol junto do mar na Foz do Douro. Passeie pela marginal passando no jardim do Passeio Alegre e, se o tempo e o mar o permitirem, vá até à ponta do farol. Passe depois pelas inúmeras esplanadas, viradas para o mar, e ocupe um dos bancos vermelhos para admirar um pôr-do-sol inesquecível.
12 – Festas na rua
A maior festa da cidade, dedicada a S. João leva todos às ruas com bailaricos por toda a cidade. Todos gratuitos! A noite de 23 para 24 de junho é a de maior folia e animação no Porto, mas não só. Também a festa de fim de ano e, os eventos perto do Natal, têm concertos e performances gratuitas nas ruas. É só ficar atento às agendas da cidade.
13 – Museu Romântico do Porto
Aos fins de semana a entrada neste museu é gratuita. O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha fica perto dos Jardins do Palácio de Cristal e conserva a decoração de uma casa burguesa do século XIX. Aqui viveu, exilado, Carlos Alberto, rei do Piemonte e da Sardenha, por isso vai encontrar alguns objetos pessoais deste monarca, que aqui faleceu em 1849.
14 – Museu do Vinho do Porto
Este núcleo do Museu do Vinho do Porto mostra a atividade comercial dos grandes néctares produzidos com uvas que vêm do Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada do Mundo.
Tem entrada gratuita ao fim de semana, funcionando das 10h00-17h30 ao sábado e das 10h00-12h30 e 14h00-17h30 ao domingo.
15 – Muralha Fernandina
Este não é um dos pontos mais turísticos da cidade porque pouca gente conhece o facto de poder ser visitado… e de forma gratuita! A entrada é feita através dos Guindais, pelo Largo Primeiro de Dezembro, passando pelo arco que liga à igreja de Santa Clara (junto da Polícia). A muralha Fernandina (nome dado porque foi mandada construir por D. Fernando) foi edificada em meados do século XIV e início do século XV, de forma a substituir a cerca medieval existente.
Resta aproveitar tudo o que pode fazer gratuitamente no Porto e divertir-se! Boa viagem!
IN: http://blog.rumbo.pt