Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturALL

Cultura para Todos!

culturALL

Cultura para Todos!

Baixa em Tempo Real

 

 

imgs

 

 

Baixa em Tempo Real

 

Exposição: Baixa em Tempo Real
Quando: 02.02.2013 - 24.05.2013

 

 

 


A Exposição “Baixa em Tempo Real” propõe um espaço interpretativo sobre a Baixa Pombalina/Chiado, coração cultural da cidade de Lisboa na sua diversidade e multiculturalidade, por meio de uma leitura cosmopolita e contemporânea baseada na palavra de quem a conhece e a vive. Tudo isto por meio de instalações lúdicas e tecnológicas, e de um projeto de acessibilidade que visa promover a inclusão, total ou parcial, de visitantes/utilizadores com diferentes tipos de necessidades especiais.

“Baixa em Tempo Real” estará aberta ao público de 01 de fevereiro a 30 de março de 2013 na Galeria Millennium em Lisboa e, simultaneamente, no Museu da República do Rio de Janeiro.

 

A referida Exposição assumiu desde o seu projeto original um caráter laboratorial e, portanto experimental, em relação a conceitos, novas práticas e preocupações pluridisciplinares que se traduzem tanto no âmbito das Ciências Sociais e Humanas como no uso de novas tecnologias, dispositivos tecnológicos e equipamentos de multimédia associados. O projeto, que tem a coordenação do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, conta com a colaboração de Docentes, Discentes e Investigadores dos Departamentos de Animação Digital, Cinema Vídeo e Multimédia, Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, Artes e Design e de Museologia da ULHT. Mais além, possui a chancela do Comissariado-geral para o Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal.

Tendo como um dos seus principais objetivos valorizar as diferentes vozes que relatam as suas vivências e ajudam a construir as várias imagens sobre a Baixa Pombalina/Chiado, a Exposição aborda temas como a ‘Lisboa em meados do século XVIII’, ‘o terramoto de 1755’, ‘Planeamento urbano, Engenharia e Arquitetura pombalina’, ‘A Baixa no século XIX e XX e suas manifestações políticas, sociais e culturais’, e ‘A Baixa contemporânea enquanto centro cultural da cidade’.

 

UM CONVITE À INTERAÇÃO

A exposição, que ocupa os três pisos da Galeria Millenium, é composta por diferentes instalações: uma Galeria Multimédia e Táctil, uma instalação de Ligação em Tempo Real com o espaço envolvente, um Mural da Baixa em Realidade Aumentada, duas instalações do Corpo como Interface de Comunicação, um Painel da Calçada Portuguesa em Sabão Artesanal, Maquetes Tridimensionais, uma aplicação com a tradução em Língua Gestual Portuguesa dos conteúdos multimédia da exposição, além de um conjunto de documentação iconográfica disponível sobre grandes mesas para manipulação pelo público.

 

PROJETO DE ACESSIBILIDADE

Tratando-se de uma exposição para todos, a acessibilidade foi tratada de modo a que pessoas com mobilidade reduzida, deficiencias auditivas, intelectuais e visuais possam interagir com as instalações através de recursos específicos. Além das instalações como a “Galeria Táctil”, as maquetes tridimensionais, o audio-guia, a aplicação em Língua Gestual Portuguesa e a tradução de todos os conteúdos em Inglês, o espaço arquitectónico que acolhe a Exposição foi igualmente adaptado de acordo com diferentes requisitos de acessibilidade em espaços públicos.

 


Local: Galeria Millennium
Morada: Rua Augusta, 96
Cidade: Baixa - Lisboa
Horários: Aberto todos os dias (exceto domingos e feriados), 10h00-13h00/14h00-17h00

 

Entrada Gratuita
Acesso e atendimento a portadores de necessidades especiais.

 

IN: www.grupolusofona.pt